quinta-feira, 12 de junho de 2014

Travessia da Serra do Papagaio - Dia 3, por Fabio Fliess




Letícia na "borda infinita" da Cachoeira da Juju
Foto: Fabio Fliess


Eu e Letícia acordamos bem cedo, pouco depois das 6h.  Como sabíamos que o dia de hoje seria mais “tranquilo”, fazíamos tudo sem pressa. Fizemos sopa e chá para reforçar o café, já que não havíamos jantado na noite anterior.  Depois que todos prepararam seu desjejum, começamos calmamente a desmontar o acampamento.  Assim que terminei de arrumar a mochila, ainda sobrou um tempo para tirar várias fotos da Cachoeira da Juju, usando a “borda infinita” como moldura.
Um pouco antes das 9h, começamos a procurar um ponto tranquilo para atravessar o rio.  Aqueles que estavam com botas de cano alto e com o Gore-Tex em dia usufruíram o luxo de atravessar o rio sem a trabalheira do “tira bota-molha pé-seca pé-põe bota”. Eu não estava nesse grupo!
Do outro lado do rio, a trilha já começava com uma subida “daquelas”, castigando as pernas.  Para compensar, o visual do rio à esquerda e do vale à direita era impressionante.  Logo o aclive diminuiu e aproveitamos os diversos mirantes para tirar muitas fotos.

Último ponto de água do terceiro dia.
Foto: Gustavo Machado

Após cerca de 1h15 de caminhada, com a trilha alternando entre subidas fortes e trechos planos, avistamos uma casa no vale a esquerda, junto a um riacho. Descemos até a casa, e enchemos nossos cantis, pois não teríamos outra oportunidade durante esse dia. Aproveitamos a pausa e fizemos um lanche reforçado, pois a partir desse ponto teríamos inúmeras subidas para encarar. 


Adriano Fiorini "finalizando" mais uma das intermináveis subidas
Foto: Gustavo Machado


Retomamos a caminhada por volta das 11h, já enfrentando uma subida que parecia interminável. Com o sol forte, a sensação de deja-vu era forte. Uma subida, um trecho plano, outra subida, etc. Sempre igual... Durante uma dessas subidas, avistamos finalmente o Morro do Chapéu, onde iríamos acampar.
Encaramos mais umas 2h de subidas e descidas, que cansavam demais. Um pouco antes das 14h chegamos a um bonito mirante, onde a trilha desce à direita, entrando em uma pequena mata. Quando saímos da mata, encaramos de frente o Morro do Chapéu. Andamos mais uns 10 minutos num grande campo aberto de capim ralo e começamos a procurar um local para montar as barracas. Encontramos um local relativamente tranquilo e preparamos tudo.

 A turma chegando ao acampamento na base do Morro do Chapéu
Foto: Fabio Fliess

Como era cedo e o sol ainda estava alto, ficamos um bom tempo conversando. Por volta das 16h, resolvemos fazer um “almo-janta”.  Gustavo e Fiorini resolveram encarar a subida do Chapéu, chegando ao cume principal em menos de 20 minutos.
Por volta das 17h15 subimos uma pequena encosta para apreciar o por do sol.  Poucos minutos depois, Gustavo e Fiorini se juntaram a gente. Infelizmente, uma grande nuvem acabou com a brincadeira e frio chegou com força.
Por volta das 18h já estávamos confinados na barraca e em pouco tempo, apagamos.
 
 Ao lado do nosso acampamento
Foto: Gustavo Machado

 Entardecer no Morro do Chapéu
Foto: Fabio Fliess

Nenhum comentário: